Gênero sincrético feito de história, literatura e jornalismo, a biografia hoje goza em todo mundo de enorme e crescente favor do público leitor. Mas é um gênero que custa muito caro: o biógrafo precisa passar muitos anos coletando depoimentos, escara fuçando arquivos, viajando. Entrementes, o remédio é colher o depoimento de uma ou outra pessoa que conheceu personagem histórica importante. Isso o que fez o competente jornalista Kenny Braga, ao passar muitos dias colhendo o depoimento de Manoel Soares Leães sobre João Goulart. Contribui assim Kenny Braga, através deste livro, com um subsídio importante para uma futura biografia do presidente João Goulart. Nestes depoimentos, prestados nas numerosas entrevistas que prestou a Kenny Braga, Mane corelata os muitos lances dramáticos que testemunhou na vida política e pessoal do presidente. As revelações são especialmente dramáticas quanto aos últimos dias do seu governo: o dia em que começou o golpe militar, as viagens do Rio para Brasília, desta para Porto Alegre e afinal a de São Borja para Montevidéu. Contam, depois, Maneco como viveu Jango no exílio, primeiro no Uruguai e finalmente na Argentina, onde morreu sem realizar o ardente sonho de regressar ao Brasil e contribuir para a redemocratização do país. Mostra Maneco que Jango não cogitava nem, de longe, recuperar o poder, ou sequer desempenhar um papel político de destaque. Simplesmente queria contribuir para que os brasileiros reconquistassem suas liberdades.
Livros Brasil é a loja virtual na qual você pode comprar livros da Editora Rígel e de outras editoras parceiras. A Editora Rígel publica e comercializa livros em diversos segmentos. Navegue e conheça nossos livros. Compre na nossa loja de forma segura e receba os livros em seguida.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade