Livro: Politica & Poder - Corrupção e a Reforma Institucional | Editora Rígel

Politica & Poder - Corrupção e a Reforma Institucional

Ref.: 8573491140 Compra Segura
R$ 24,00
Compras acima de R$ 100,00 em até 4X sem juros e frete grátis.

☑ Produto Disponível

Escolha uma opção

❎ Produto indisponível

Compartilhe

Sinopse

Em Política e Poder – Corrupção e a Reforma Institucional o Professor José Hermílio Ribeiro Serpa faz comentários e críticas às propostas em andamento e, igualmente, oferece suas sugestões. O desiderato da obra é examinar e propor soluções para a reforma política brasileira e o enfrentamento da enormíssima chaga da Corrupção.
O Professor reitera: em que pese a responsabilidade das teses contrárias à necessidade de uma instanciação potestativa, representada pelo Estado, entendemos que o Estado é um componente necessário à mediação das relações interpessoais do ser humano, em razão de sua estrutura ontológica, ou seja, um ser único, irrepetível, com enormes dificuldades de partilhar coisas com seu semelhante, só o fazendo se puder obter algum proveito em qualquer situação em que se encontrar.
Portanto, sustentamos que as regras de convívio social (religião, moral, trato social, estética), embora necessárias e importantes não são suficientes para manter o homem em paz e equilibrado com seu semelhante, razão por que necessita da regulação heterônoma do Estado.
Corrupção: O Brasil é considerado um dos países emergentes onde predominam os maiores índices de Corrupção em suas práticas políticas. Entende-se por Corrupção a malversação, a má explicação ou desvio para particulares do dinheiro público, arrecadado da cidadania para o cumprimento das funções estatais. De modo que todo o esforço coletivo da contribuição tributária vai parar na algibeira de agentes políticos desonestos e improbos. Por que esse fato acontece? Acontece porque o homem é tendencialmente mau e, se estiver no uso de uma função pública que o autorize a manipular o dinheiro dos outros e os controles internos ou externos são inócuos, nada o fará agir dentro da ética e da probidade administrativa.
De pouco adianta a realização de passeatas ou movimentos simbólicos de combate à Corrupção, se não se partir para uma mudança de atitudes frente a esses desmandos próprios das condutas desviantes dos agentes políticos. Cumpre, em primeiro lugar, agir concretamente contra atos corruptos, acionando os Tribunais de Contas e o Ministério Público, por meio de petições, exigindo providências reparatórias e, no plano político, votar em pessoas com biografia plausível, preparo intelectual, sólida formação moral e que se comprometam a encaminhar uma proposta de Reforma Política que contemple o Voto Distrital Misto, o Parlamentarismo, o Recall e o Controle Externo do Poder Judiciário.
O autor analisa e disseca os temas: A Reforma Política Brasileira em Debate e o Combate à Corrupção; O Que é Política; A Constituição Política; A teoria Democrática; As Ideologias Políticas e os Partidos Políticos; Os Partidos Políticos; Sistema Política Brasileiro e a Corrupção; Voto Distrital ou Voto Proporcional; e Breve Análise da Proposta do PT para a Reforma.
O trabalho do Advogado, Professor e Procurador do Estado aposentado José Hermílio Ribeiro Serpa já produziu os livros O Estado, a Administração Pública e o Processo Disciplinar; Sistemas de Governo e Política e Poder publicados pela Editora Rígel.

Detalhes do Livro

Título: Politica & Poder - Corrupção e a Reforma Institucional - Coleção Brasil Debates
Autor: José Hermínio Ribeiro Serpa
Idioma: Português
Editora: Rígel
Edição: 1ª (2011)
Ficha catalográfica: Ciências Políticas 1) Política 2) Partidos Políticos
Encadernação: capa comum (brochura)
Número de páginas: 64
ISBN-10:  8573491140 | 85-7349-114-0
EAN / ISBN-13:  9788573491142 | 978-85-7349-114-2
Dimensões(L x A): 14 x 21 cm
Peso: 80 g

Cnova-ViaVarejo

B2W

Magazine-Luiza

Mercado Livre

Carrefour

Editora Rígel

descrição Editora Rígel 

Produtos Relacionados

Receba nossas Ofertas e Novidades